REX divulgou imagens do futuro Ronald O. Perelman Performing Arts Center (Centro Perelman de Artes), localizado no terreno do World Trade Center em Nova York. Entre a torre de vidro reluzente do One World Trade e o futuro Two World Trade Center, o projeto assume uma forma sólida e pura, para tornar-se um novo lar para teatro, dança, música, cinema, ópera e trabalhos multidisciplinares para visitantes e residentes de Lower Manhattan.
Situado no terreno complexo, o edifício de 8.360 m² foi rotacionado para encaixar-se dentro das restrições abaixo do solo, tanto subterrâneas, como do museu 9/11 e do centro de transportes. Para complementar a estética do edifício, uma fatia foi cortada do cubo para fornecer assentos que se abrem à nova praça pública no exterior.
A estrutura é revestida em mármore raiado ("da mesma pedreira de Vermont do prédio da Suprema Corte dos Estados Unidos e do Memorial Thomas Jefferson") e depois laminado com vidro - dando ao edifício uma aparência elegante de pedra, enquanto a delicadeza do material cria uma aparência desmaterializada, brilhante à noite que exibe as silhuetas das atividade internas.
Projetado para altos níveis de flexibilidade, o Centro Perelman contará com três salas de performance com capacidade para 499, 250 e 99 pessoas, além de uma sala de ensaios capaz de se adaptar a configurações de desempenho alternativas.
"Enquanto o exterior elegante do edifício se adequa ao lote, seu interior, musculoso e utilitário, expressa a qualidade de trabalho necessária para a natureza mutável das necessidades artísticas do Centro, através de materiais brutos que encorajam a transformação frequente de cenários e configurações de platéia", explicam os arquitetos em um comunicado de imprensa.
"O Centro Perelman é uma tela imensamente flexível na qual os diretores podem escrever toda sua experiência desde a entrada no edifício", disse Joshua Prince-Ramus, diretor da REX. "É uma" caixa misteriosa ", uma fonte constante de surpresas para os espectadores e para a comunidade. Somos honrados de estarmos envolvidos com um projeto tão importante em um terreno tão relevante."
Espera-se que o Centro Perelman seja aberto ao público em 2020. Atualmente, os custos de construção do projeto estão estimados em U$ 243 milhões.
Cliente: Ronald O. Perelman Performing Arts Center at the World Trade Center
Programa: Centro de artes cênicas, incluindo três auditórios (499, 250 e 99 pessoas), que podem se combinar para formar sete arranjos adicionais e uma sala de ensaios - todas as onze podem adotar várias configurações de platéia; A Circulação flexível pode criar diversas combinações de entrada / intercessão / saída de clientes; escritórios, espaços de apoio e restaurante / bar
Área: 8,400 m2
Status: Convite ao concurso 2014; primeiro lugar 2015; Início do projeto esquemático 2016; Conclusão esperada 2020
Arquiteto Responsável: REX
Pessoal: Adam Chizmar (PL), Maur Dessauvage, Alysen Hiller Fiore (PL), Sebastian Hofmeister, Suemin Jean, Claire Kuang, Kirby Liu, Weronika Marciniak, Joshua Prince-Ramus, Vaidotas Vaiciulis
Equipe de Projeto: Giannantonio Bongiorno, Adam Chizmar (PL), Alberto Cumerlato, Mahasti Fakourbayat, Alysen Hiller Fiore (PL), Gabriel Jewell-Vitale, Min Kim, Dominyka Mineikyte, Elizabeth Nichols, Joshua Prince-Ramus, Raul Rodriguez, Michal Sapko, Emma Silverblatt, Elina Spruza, Michele Tonizzo, Vaidotas Vaiciulis, Michael Volk, Cristina Webb
Arquitetos Executivos: Davis Brody Bond
Consultores: Arup, CCI, Charcoalblue, Cost Plus, Ducibella Venter & Santore, Front, Jaros Baum & Bolles, Jenkins & Huntington, Magnusson Klemencic, RWDI, Sciame, Silman, Thornton Tomasetti / Weidlinger, Threshold, Wilson Ihrig
Notícia via The Perelman Center.